Para aqueles que estão pensando em ampliar ou reformar espaços industriais, o termo isopainel já deve ter sido ouvido, mas do que se trata? Em suma, o Isopainel ou painel sanduíche, como também é conhecido, se trata de um material formado por duas chapas metálicas interligadas por um elemento isolante, garantindo assim o fornecimento de um excelente isolamento térmico.
Sua utilização está utilizada principalmente quando se leva em consideração à praticidade de sua instalação, o que vem tornando esse o produto de primeira escolha no momento da mudança em ambientes.
Leve, prático e eficiente, o isopainel é formado por chapas de metal que podem ser revestidas por poliuretano, poliestireno expandido, lã de vidro ou outro material que apresente propriedades isolantes. Seu acabamento é em aço pré-pintado, geralmente na cor branca e apresenta uma durabilidade excelente. Sua instalação é feita a partir de encaixes do tipo macho-fêmea, com sobreposição de placa, que permite uma maior resistência contra impactos e troca de calor.
Existem hoje, diversos tipos de isopainel que podem ser utilizados nos projetos de construção civil, sendo a principal diferença o elemento isolante utilizado internamente, como citados acima. Além de não liberarem qualquer tipo de resíduo, esses materiais podem ser usados em diversas formas de aplicação, seja para revestimento ou para divisória. As características, então, do isopainel mudará de acordo com esse isolante utilizado, conforme podemos ver abaixo.
PUR (poliuretano)
O poliuretano é um plástico termofixo que resulta na reação entre componentes químicos. O material é termoisolante, possui uma ótima ação mecânica e resistência ao fogo. Sua durabilidade é alta visto que não murcha e nem se move quando a instalação é correta. O PUR agrega, ainda, valor ao projeto por apresentar um bom nível de custo-benefício. Podendo ser utilizado tanto na refrigeração quanto no aquecimento, para a conservação de edifícios.
EPS (poliestireno expandido)
O poliestireno expandido é um dos sistemas de isopaineis mais populares do mundo, possuindo a versatilidade como atrativo interessante. Sua formação se dá a partir de plástico celular rígido que se forma a partir da polimerização do estireno em água. Já foi, no passado, a principal alternativa para isolamento em imóveis residenciais, o que mudou com o passar do tempo e surgimento e viabilização de novos materiais.
Atualmente, o material é aplicado principalmente em fachadas e paredes na construção dos mais diversos tipos de prédios, contando com alta versatilidade, leveza resistência e durabilidade. Possui uma vasta variedade de texturas e densidades, possibilitando diversos tipos de aproveitamento dos isopaineis, além de uma fácil adaptação.
PIR (poliisocianurato)
O poliisocianurato é formado a partir de uma criação semelhante à do PUR, porém, devido aos elementos de sua composição, conta com uma melhor resistência térmica à altas temperaturas, resistência à água e à umidade, sendo esses os principais diferenciais desse tipo de material. Devido à sua estrutura, ele ainda conta com uma vantagem de possuir um baixo índice de condutividade térmica, o que aprimora o seu isolamento térmico.
O PIR é como uma espuma com ação termoisolante e mecânica, sendo maleável e permitindo, ainda que com uma espessura pequena, um alto índice de isolamento do ambiente, um fator predominantemente positivo para esse tipo de material.
Quer saber mais sobre Isopaineis? Fica de olho no blog do Obrasnet!
Com o Obrasnet você conta com um aparato tecnológico que permite toda a gestão de sua obra economizando tempo e aumentando a produtividade de sua equipe. Nosso sistema permite o planejamento físico-financeiro e a mensuração dos níveis de eficiência na realização dessas. Conheça alguns cases de sucesso do Obrasnet clicando aqui!
Comente
Deixe seu comentário