Lean Construction, o que é?

Você conhece a Lean Construction? O nome se refere à uma metodologia de gerenciamento e condução de projetos que tem se tornando uma das principais bases da construção civil moderna e se baseia em uma filosofia japonesa de décadas passadas.

O termo vem do inglês ‘construção enxuta’ e visa planejamento, controle e organização do canteiro de obras e produção. Em suma, se trata de uma otimização de processos que resultam na entrega de um produto final de alta qualidade, eliminando desperdícios e enrijecendo o controle de prazos. A metodologia surge desde o século 20, a partir do ‘Modelo T”, desenvolvido por Henry Ford que se baseou na eliminação de desperdícios e na aprimoração do uso da matéria-prima. A abordagem do Lean Construction inclui a aplicação de princípios do pensamento clean (limpo) para o ambiente de construção, adotando conceitos de TQM (Total Quality Management, ou seja, Gestão de Qualidade Total) e JIT (Just in Time, ou seja, Na Hora Certa), conceitos que visam aumentar a performance dos projetos ao mesmo tempo que evita desperdícios e aprimora a utilização de itens.

 A principal diferença da Lean Construction (Construção enxuta), está na forma que se enxergam os processos e que esses se dividem. A ideia é manter apenas o mais importante para o bom andamento do projeto, eliminando etapas dispensáveis, desperdícios e ações como movimento e fluxo de materiais a espera de processos, para isso, podemos dividir a Lean Construction em cinco princípios.

 

1 – Eliminar o dispensável

 

Por se tratar de construção enxuta, o primeiro ponto não poderia ser outro se não eliminar aquilo que não acrescenta, otimizando cada passo do processo e tornando o fluxo mais direto.

Para tornar esse fluxo mais fluido, é necessário redução de ruídos, processo que pode ser conquistado a partir de análise e percepção de todas as etapas da construtora identificando, então, as etapas desnecessárias ou repetitivas. A análise é indispensável e parte do princípio do estatístico Edwards Deming que diz que “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.”. Dessa forma, com uma minuciosa observação das etapas, se possibilita o estudo das etapas a fim de buscar métodos mais eficientes e substituição de tudo aquilo que é complicado.

 

2 – Valorizar a construção

Conhecendo o público-alvo de forma mais eficiente é possível proporcionar experiências únicas, significativas e memoráveis para o cliente, assim, valorizando sua empresa e proporcionando um verdadeiro diferencial competitivo frente ao mercado. Você pode realizar essa aprimoração a partir de pesquisa antes, durante e após a construção, além do processo de entrega de chaves.

 

3 – Diminua os imprevistos.

É fato que o setor da construção civil lida com um número alto de imprevistos e para isso não existe fórmula mágica, afinal, cada projeto conta com suas próprias particularidades e incertezas, contudo, adotando padronizações e analisando de perto cada processo, a fim de uniformizar as ações, é possível reduzir o desperdício durante as etapas e aprimorar a utilização do tempo.

 

4 – Otimizar o tempo.

A partir dessa análise, aperfeiçoamento do processo e uniformização das ações é possível criar um ambiente mais produtivo que possibilita a aplicação do modelo Just In Time, previamente mencionado aqui no texto que consiste em produção conforme a demanda, reduzindo custos de estoque e os derivados desse processo. A adoção do modelo permite reduzir o tempo de cada ciclo, eliminar interdependências entre atividades e, com isso, possibilita executar mais em menos tempo e, até mesmo, paralelamente.

 

5 – Transparência nos processos

Quanto mais transparente for a gestão de obras, melhor será a comunicação e administração da construção, reduzindo assim os índices de falhas. A transparência nas ações é fator fundamental para melhor análise que visa constante melhoria. Uma troca de informações consistente é fator fundamental para remoção de obstáculos e atritos que atrasam os processos.

A implementação da Lean Construction exige disciplina e organização da equipe, mas permite sustentabilidade, redução de gastos e aumento nas margens de lucro da empresa, sendo, sem dúvidas, uma excelente escolha para empresa que busca resultados e para realizar uma gestão transparente, amplificando a produtividade e analisando os processos, a utilização de um Software de Gestão pode ser fundamental. Com o Obrasnet, você tem controle financeiro de ponta, fluxo de caixa, auditorias fiscais, importação de orçamento, planejamento de contas e todo controle de rotina -diário de obras, medições físicas e controle operacional- na palma da mão!

 

Cadastre-se no nosso teste grátis e aproveite todas as funcionalidades do Obrasnet durante 7 dias gratuitos.

                                                                                                                                                      

Comente

Deixe seu comentário