Locação de equipamentos em obras, vale a pena?

Quem trabalha com construção civil ou precisa comandar reformas pode ter se deparado com a dúvida entre comprar ou alugar os equipamentos necessários para as obras. As vantagens da locação são diversas, principalmente quando você vai fazer uso pontual. Mas, como saber o que alugar e se essa é a melhor opção para evitar problemas e prejuízos?

Primeiramente, para responder essa questão é necessário saber exatamente quais os equipamentos necessários para a realização da obra, em todas as suas etapas, e qualquer atividade que venha a ser realizada dentro do canteiro de obras. Além disso, é importante ter em mente a utilização desse material nas demais obras realizadas por sua empresa, afinal, é importante ter alguns equipamentos como propriedade da construtora levando alguns critérios em consideração, como a intensidade de uso, por exemplo.

A relação comercial para a locação é bem simples, basicamente se tratando de uma definição de dias a serem utilizados o equipamento e o fechamento do contrato com a empresa de locação. Para o fechamento do contrato é interessante, ainda, estar ciente das possibilidades para assim escolher a melhor opção, afinal, diversas empresas já oferecem, por exemplo, o transporte do equipamento, uma vantagem interessante, visto que você não precisará se preocupar com contratação de fretes ou se responsabilizar pelo deslocamento.

O baixo custo atrelado à locação só se aplica para o curto prazo, ou seja, se você vai utilizar uma máquina ou equipamento em todas as obras e durante um longo período, é bem provável que a compra seja paga nesse período. Contudo, se o equipamento for ficar parado por maior parte do tempo talvez a compra não seja tão interessante assim, isso porque você ainda contará com gastos de manutenção, armazenamento e transporte ao longo do tempo.

Quando se referindo aos maiores custos de aquisição, temos então os maquinários pesados que além de serem os mais caros, em geral resultam em maior gasto com manutenção, transporte e armazenamento. Assim, se não for utilizar em todas as obras ou se você não conta com uma estrutura muito boa de logística para suportar esse tipo de equipamento, talvez o aluguel seja a melhor opção. Eliminando, assim, não apenas o custo da obra, mas também todos os gastos indiretos que findam em um orçamento inchado.

Outra forma de amplificar a economia e melhorar a produtividade da sua empresa de Construção Civil está na utilização de software de automação, como o Obrasnet. Que potencializa o desempenho produtivo, a capacidade operacional e financeira.

 

Na plataforma de gestão do Obrasnet você tem controle financeiro de ponta, fluxo de caixa, auditorias fiscais, importação de orçamento, planejamento de contas e todo controle de rotina -diário de obras, medições físicas e controle operacional- na palma da mão!

 

Cadastre-se no nosso teste grátis clicando  aqui  e aproveite as nossas funcionalidades durante 7 dias 100% off. 

Comente

Deixe seu comentário