O mundo tem avançado e a tecnologia vem impactando todos os setores da economia, inclusive o da engenharia civil.
O período de crises enfrentado pelo setor, somado aos surgimentos de novidades tecnológicas, provocou inúmeras mudanças a fim de provocar um aquecimento no mercado.
Segundo estudos, algumas tendências podem ser vistas no setor. São elas:
SUSTENTABILIDADE:
Esse é um dos assuntos com maior ênfase na atualidade e não é diferente no setor. A projeção e execução de edifícios sustentáveis é uma das principais tendências para o futuro.
Na engenharia civil, a sustentabilidade está ligada ao máximo aproveitamento de recursos naturais e à reutilização de materiais. Um exemplo é a reciclagem do concreto, cuja fabricação é responsável por grande emissão de gás carbônico na atmosfera.
Outra consequência da influência da tendência da sustentabilidade na engenharia civil consiste na utilização de fontes de energia renovável, que demandam uma estrutura apropriada às instalações geradoras de energia no período de construção, bem como no autoconsumo dos projetos.
Outras tecnologias sustentáveis são os jardins verticais, a captação e armazenamento de água pluvial para utilização em jardins, banheiros e lavanderias; telhados verdes; claraboias para iluminação natural e economia de energia; além dos tijolos ecológicos.
O investimento em projetos com boas práticas ecológicas agrega responsabilidade social ao nome da empresa além de ajudar a preservar o meio ambiente.
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA:
A integração de softwares integradores e inteligência artificial são uma forte aposta na automatização dos processos de construção civil na época em que vivemos.
Além de gerar economia nos processos, a inteligência artificial também permite que as máquinas consigam construir paredes por meio do encaixe de blocos com baixa margem de erro. A redução do risco de acidentes com operários e aumento da rapidez da construção também são vantagens da automação.
Os softwares, por sua vez, não ficam para trás. Aplicativos de gestão, compras automáticas de materiais, entre outros, geram redução de custos para a empresa e flexibilizam os processos de gestão possibilitando um maior controle operacional do empreendimento.
O compartilhamento de dados na nuvem na construção civil também vem aumentando e sua grande vantagem está na diminuição do risco de falhas de comunicação e informações imprecisas que podem atrapalhar o andamento do projeto.
AVANÇOS NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Oferecer uma experiência única ao consumidor irá fazer com que este priorize aquela empresa, visto que a exigência do público é cada vez maior.
A boa experiência do cliente pode ser obtida por meio de assistência técnica, mas também com tecnologias como a realidade aumentada, a qual permite uma visualização do ambiente antes de sua construção.
A automação residencial é cada vez mais um requisito desejado pelos consumidores, permitindo uma integração do ambiente incluindo luz, climatização, sistemas de segurança, som, enfim, agregando valor às edificações.
USO DE DRONES
O uso de drones já é bastante comum, mas a tendência é que sua utilização aumenta. São utilizados a fim de que haja uma melhoria no monitoramento de obras e georreferenciamento de lugares remotos.
É de suma importância que, as pessoas que trabalham ou pensam em trabalhar na área da engenharia civil, estejam sempre atentas às novas tendências, visto que a cada ano, com os novos desafios enfrentados (como o da pandemia do coronavírus), o setor evolua, se reinvente. Assim, o profissional que busca se atualizar, dificilmente ficará para trás.
Como se pode ver, as tendências para esse setor trarão benefícios tanto às empresas e profissionais, como aos consumidores, visto que os processos serão mais ágeis, eficientes e econômicos.
Comente
Deixe seu comentário