Orçamento no vermelho: Saiba o que fazer nesses casos

Como vai o orçamento da sua empresa?

Saldo negativo ou orçamento vermelho  é uma realidade mais comum do que imaginamos. 

A falta de um controle financeiro efetivo aliado a uma gestão que não leva em conta as peculiaridades do setor é uma combinação fatal para um colapso nas finanças, principalmente em empresas de construção civil. 

Segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o PIB da Construção civil cresceu pelo menos 2% em 2019. Na prática isso significa que houve um aumento nas demandas, operações e produções do setor. Impactando positivamente o crescimento econômico.

Mas porquê algumas empresas continuam no vermelho?

Mesmo o cenário nacional retomando o ritmo de crescimento esse ano, o orçamento e a situação financeira das empresas dependem mais de variáveis relacionadas à sua própria administração central e máquina de vendas, do que ao cenário do setor no país. 

Não que fatores macro como; investimentos, crédito imobiliário, poder de compra e inflação não tenham influência sobre o ramo,  mas existem mecanismos de prevenção que ajudam a superar crises e aumentam o potencial de desenvolvimento da sua empresa. 

Está gostando do conteúdo? Confira a nossa planilha  gratuita para controle de contas clicando aqui.

Antes de falarmos sobre os métodos e meios de evitar -e sair- do orçamento negativo, vamos relembrar o que caracteriza essa situação, quais suas causas e consequências;

No geral, orçamento negativo é quando os custos com operações ultrapassam o montanto estipulado pela empresa, afetando o lucro e a qualidade dos serviços. Na construção civil, o quadro pode comprometer planejamentos orçamentários futuros, a produtividade no canteiro e até a entrega de próximas obras. 

Causas:

As principais causas do orçamento negativo em empresas de construção civil podem ser;

  • Falta de precisão na elaboração do planejamento de obras;
  • Falta de um controle integrado entre os setores operacionais e financeiro; 
  • Problema na máquina de vendas;
  • Falha na organização do cronograma de obras;
  • Falta de gerenciamento de riscos;
  • Desorganização fiscal.

Esses problemas geram impacto negativo e consequências em diversos setores da empresa. Confira;

  • Produtividade e capacidade de entrega da empresa é comprometida;
  • Exige reformulação e retrabalho em projetos internos;
  • Dificulta e mina o crescimento global da empresa; 
  • Congestiona o setor financeiro, de compras e de relacionamento com clientes; 
  • Compromete orçamentos futuros. 

A seguir, aprenda como evitar o orçamento negativo e como sair do vermelho;

Para ficar por dentro de todas as nossas novidades sobre gestão de obras, finanças e mercado da construção civil, inscreva-se na nossa newsletter!

Saindo do vermelho:

  1. Planilhas podem ajudar (mas nem todas são adequadas)

Se você utiliza planilhas para realizar algum tipo de controle na sua empresa, você já sabe que elas podem ajudar. 

Mas o fato é: nem todas são ideais para o seu negócio. 

O setor da Construção Civil possui variáveis, dinâmicas e processos específicos do ramo, que não são compreendidas por planilhas ou métodos generalistas de gestão de contas;

Usar uma planilha de controle que não seja voltada para o ramo, por exemplo, pode excluir fatores imprescindíveis da rotina da sua empresa que impactam direto sobre o seu orçamento. 

O Obrasnet tem uma planilha ideal de controle financeiro para construtoras e integradoras -acompanhada de um vídeo demonstrativo para melhorar a sua experiência- baixe agora!

   2. Gestão Integrada

Para Construção civil não existem controle financeiro sem controle operacional. 

Essas áreas estão diretamente ligadas e dependem uma da outra para funcionar. 

Uma gestão integrada e centralizada não apenas te dá controle sobre todos os K.P.I.s de desenvolvimento do seus projetos, como também garante que você possa cruzar informações e interpretar os dados e indicadores da sua empresa de maneira mais eficaz e personalizada. 

  3. Aposte em tecnologia

Pesquisas estimam que cerca de 68% das empresas de Engenharia e Construção Civil já utilizam algum software de automação para otimizar o desempenho na suas obras. 

Isso porque os softwares de automação facilitam e potencializam a capacidade produtiva, operacional e financeira dessas empresas. 

Na plataforma de gestão do Obrasnet você tem controle financeiro de ponta, fluxo de caixa, auditorias fiscais, importação de orçamento, planejamento de contas e todo controle de rotina -diário de obras, medições físicas e controle operacional- na palma da mão!

Cadastre-se no nosso teste grátis clicando  aqui  e aproveite as nossas funcionalidades durante 7 dias 100% off. 

Comente

Deixe seu comentário