O encerramento do ano significa balanço de contas para as empresas.
É necessário mensurar quais metas foram cumpridas, o que foi desenvolvido -e como foi desenvolvido, avaliar se o orçamento foi respeitado e ainda lidar com encargos fiscais, décimos e férias.
Sim, não é uma tarefa fácil. Mas é imprescindível para o planejamento do ano que virá e para identificar as dores e pontos fortes da sua empresa.
Caso você ainda não saiba como identificar as dores da sua empresa, confira o nosso último artigo sobre o tema clicando aqui.
Nós sabemos que um dos grandes desafios de uma empresa do setor da construção ou engenharia civil é manter a organização de contas e o controle orçamentário em dia. Isso ocorre porque, especialmente nos últimos 4 anos, o setor passou por diversas transformações e oscilações de mercado. Confira algumas:
Pensando em todas essas mudanças e na importância de um bom planejamento orçamentário para a sua empresa, o Obrasnet selecionou algumas dicas para salvar a suas contas de fim de ano. Confira:
1- Realize auditorias internas;
A auditoria interna nada mais é do que uma reunião de balanço das execuções -financeiras e/ou operacionais- da sua empresa.
As auditorias servem para realizar a aferição de controles internos de ordem técnica, financeira, operacional, administrativa e de gestão de uma empresa. Mas calma, você não precisar realizar todos de uma vez!
Se o seu foco para a reta final do ano é o balanço financeiro, foque em uma auditoria de contas. Claro que para empresas do nicho da construção, realizar uma auditoria financeira também significa averiguar alguns indicadores operacionais como; fornecedores, maquinário, estoque e até, em alguns casos, equipe de trabalho.
Como realizar uma auditoria interna?
Caso você ainda não tenha um software de automação que possua essa funcionalidade, o ideal é que o procedimento seja realizado por um profissional da área da contablidade. Este será responsável por analisar, interpretar, e contabilizar os dados fiscais da sua empresa frente as metas, objetivos, prejuízos, lucros e etc.
Existem dois tipos de auditoria que podem ser realizadas, inclisuve, simultâneamente:
2- Planeje seu orçamento pensando nos encargos fiscais:
Pode até não ser agradável, mas é essencial planejar o seu orçamento de fim de ano ou do ano que virá, pensando nas possíveis tributações e impostos que sua empresa irá precisar pagar.
Ter o mínimo de previsibilidade sobre essa ponto é essencial para descobrir respostas para questões como;
Nós já falamos aqui no blog do obrasnet sobre encargos fiscais e como você pode lidar melhor com eles neste post: Como conseguir incentivos fiscais para a construção civil.
3- Aposte em tecnologia;
Fazer de forma manual o balanço de fim de ano da sua empresa pode trazer sérios problemas.
Primeiramente porque as chances de erro são infinitamente maiores do que em um processo automatizado. Em segundo lugar, nem todos os seus funcionários ou responsáveis pela parte fiinanceira da empresa estarão alinhados sobre qual metodologa de análise financeira utilizar.
Dentre os inúmeros benefícios das tecnologias de automação, está o alto nível de assertividade e uma maior automação de métodos.
Alem disso, utilizando uma ferramenta de gestão financeira na sua empresa você pode contar com um acompanhamento contínuo dos indicadores de contabildade, controle do fluxo de caixa, lançamento e alocação de contas, relatórios em tempo real e até as auditorias que comentamos anteriomente.
É por essas e outras vantagens, que a maioria das empresas que desempenharam um crescimento exponencial no ano de 2019, contavam com ferramentas de auxílio e atomação na sua gestão.
Na plataforma do Obrasnet você pode contar com todo controle financeiro e operacional da suas obras! Clique aqui e aproveite o nosso teste grátis!
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre engenharia e construção civil? Inscreva-se na nossa lista vip de conteúdos.
Comente
Deixe seu comentário