Tecnologia Mobile: como os aplicativos podem ajudar no seu canteiro de obras?

Quantos aplicativos existem no seu smartphone hoje? Aposto que muitos!

A tecnologia mobile já é indispensável para diversos setores da nossa vida: agenda pessoal, comunicação, postagens, redes de interação, trabalho, entretenimento e etc. O que talvez você ainda não saiba, é que os apps estão se tornando indispensáveis também em outro setor: A construção civil. 

Certamente você já utiliza algum tipo de tecnologia no seu contexto de trabalho em construção civil, certo? Isso porque os grandes aplicativos de divulgação e comunicação como Instagram ou WhatsApp já se tornaram partes do processo de trabalho em diversas empresas. Mas nessa postagem, o nosso foco será nos apps específicos da construção e engenharia, e em como eles podem otimizar a sua gestão de obras. 

Nós já conversamos aqui sobre os 5 aplicativos de Smartphone para profissionais da construção civil, na lista haviam aplicativos para medições, cálculos, simulação de circuitos, desing e outros. Aqui, nós vamos focar em aplicativos de gerenciamento de obras e como eles podem impactar -na prática- o desenvolvimento do seus projetos. 

Problemas na gestão de obras;

Antes de falarmos o porquê você deve optar por um app de gestão para facilitar o dia a dia da sua empresa, vamos relembrar quais os principais problemas na gestão de obras e como os métodos tradicionais de gerenciamento não os solucionam; 

Os principais erros na gestão de obras costumam ser de 3 ordens:

  1. Materiais: problemas de gerenciamento realacionados a insumos, equipamentos ou  maquinários;
  2. Processuais: com relação a gestão de equipes, produtividade e curva de resultados; 
  3. Administrativas: erros na gestão propriamente dita, demissões, recolocações de cargo, fluxo de caixa e orçamentos. 

No contexto da construção civil, os problemas de gestão podem ser múltiplos e de diversas ordens, e, por via de regra, não são solucionados por métodos tradicionais. 

Leia mais sobre problemas de gestão e como evitá-los: Os 5 principais erros na gestão de obras

Aplicando a tecnologia Mobile: 

A essa altura você já entendeu que certos problemas de gestão no contexto do canteiro de obras só podem ser selecionados com o uso de tecnlogias, certo?

dito isto, vamos para a aplicabilidade desses apps no contexto da sua obras. Elencamos a seguir 3 benefícios e aplicações dos aplicativos de gerenciamento para a otimização do seus projetos e da cadência de processos da sua construtora. Confira:

Dos benefícios e aplicações: 

  • Redução de custos: A tecnologia tem um impacto gigante no canteiro de obras quando tratamos de redução de custos. Isso ocorre porque, com os apps de gestão de obras você pode utilizar funções de controle de fluxo de caixa, gerenciamento de entrada e saída de materiais e insumos, contas a pagar e receber, além do próprio planejamento oçamentário do seus projetos; 
  • Comunicação otimizada: Uma comunicação assertiva pode mudar a gestão da sua empresa. E não se engane, aplicativos comuns não são capazes de responder as demandas específicas  da construção e muito menos de integrar a equipe sobre os processos em desenvolvimento de forma eficiente. Opte por um app de gestão que possibilite a integração e personalização de usuários!
  • Aumento da produtividade:  Os apps personalizados da construção civil, garantem que você não apenas planeje os próximos passos do seu projeto, como também mensure o indíce de produtividade e desempenho de cada setor. Com um painel BI de controle, por exemplo, você tem acesso a todos os indicadores globais de desenvolvimento da suas obras. 

Gostou de saber como a tecnologia mobile pode mudar o conceito de gestão no seu canteiro? Então assina a nossa lista vip e fica de olho no seu e-mail para o lançamento do app do Obrasnet. O melhor software de gestão de obras, em breve, na palma da sua mão!

 

 

Comente

Deixe seu comentário