Vistoria e entrega de obras: um guia completo

Antes de discutirmos como você pode otimizar a sua vistoria e entrega de obras, vamos relembrar esse conceito;

O que é a vistoria de obras e qual a sua importância?

vistoria de obras  nada mais é do que uma atividade de diagnóstico, ou seja, de caráter preventivo dentro do ramo da Construçãi civil. O principal objetivo da vistoria é buscar atestar a qualidade e conformidade dos serviços.

Realizar uma boa vistoria gera impacto direto sobre a entrega das suas obras e resguarda a sua construtora ou empreiteira de imprevistos relacionados aos objetivos descritos no contrato e projeto executivo.

Tipos de vistoria

Na  Construção civil existem dois principais tipos de vistorias em obras, são elas:

  • Vistoria Cautelar: que busca avaliar o cenário e situação dos imóveis e no entorno da futura construção. Com o objetivo de realizar tomadas de decisão mais assertivas em relação às técnicas e equipamentos que serão utilizados durante as obras; 
  • Vistoria Antecipada: realizada tanto pelos clientes que irão adquirir os imóveis, quanto pela construtora responsável, esse tipo de vistoria ajuda a constatar as condições do imóvel de acordo com as informações do contrato. Isso porque, antes da entrega das chaves, as correções e adequações no imóve precisam ser identificadas e resolvidas pela construtora e/ou imobiliária.

Qual profissional realiza a vistoria?

A vistoria deve ser sempre realizada por um profissional registrado no CREA -Conselho regional de Engenharia e Agrônomia. Ou seja, engenheiros civis ou arquitetos.

Esses profissionais são habilitados para realizar laudos técnicos e uma vistoria especializada de acordo co, a necessidade do cliente e as condições da obra. 

 Leia tambémOrçamento de obras: Como manter as metas iniciais?

Otimizando a entrega e vistoria de obras, passo a passo:

Nós sabemos que esses dois passos são decisivos no momento de diagnóstico de obras, e posteriormente no nível de satisfação do seu cliente na entrega. Pensando nisso, preparamos 3 dicas essenciais para otimizar a vistoria e entrega da suas obras. Confira: 

1- Coleta de dados: primeiro, é preciso entender que existem diversas estruturas e setores que passam por vistorias, por exemplo; vistorias em sistemas hidráulicos, elétricos e nas estruturas propriamente ditas. Para todos esses setotes a coleta de dados é imprescindível! Registre com fotos, anotações técnicas e alocações de documentos -se necessário- todos os pontos que julgar importantes para a sua vistoria. O ideal é que você utilize um aplicativo que disponha dessas funções, isso vai otimizar o seu tempo e evitar erros.

2- Integre a comunicação: Mantenha a sua equipe integrada das vistorias conforme cada área de atuação. Na plataforma do obrasnet você pode adicionar usuários e personalizá-los de forma simples, rápida e intuitiva.

3- Verifique em tempo real: A verificação em tempo real é uma grande aliada não apenas para a vistoria, como também para o "check-list" na hora da entrega. Com o nosso software você tem acesso aos dados de desempenho financeiro e operacional sempre que quiser. 

Ficou curioso para saber como o Obrasnet pode melhorar a sua vistoria e entrega de obras? Clica aqui vem conhecer as nossas funcionalidades! 

Comente

Deixe seu comentário