Os 5 principais desafios das construtoras que estão iniciando no mercado

As empresas ligadas à engenharia e construção civil, passam por diversos  processos de adptação e desafios de consolidação no mercado nos primeiros anos. Esses processos adaptativos são inertes de qualquer ramo do mercado. Mas quando falamos dos setores de engenharia e construção civil, pode haver especificidades relacionadas ao ciclo do ramo. 

O que são ciclos na construção civil?

 Os ciclos na construçao civil dizem respeiito aos períodos produtivos e de desempenho pelos quais o setor está passando. 

Por exemplo, após o período passado de retração, a construção civil está passando por um ciclo de retomada da produtividade e do crescimento. Este ciclo, por sua vez, é marcado pelo "boom" tecnológico e pelo uso das ferramentas de automação e de reaproveitamento. 

Pensando nessas dinamicas. o obrasnet preparou uma lista com os 5 principais desafios das novas empresas de construção civil -e como você pode contorná-los; 

1- Administração do tempo:

 Ter uma equipe sincronizada e que aproveite de forma correta o tempo é essencial. Atualmente, o principal desafio das empresas é cumprir o escopo das obras, sem congestionar a equipe. Para evitar esses e outros "afogamentos" que possuem relação direta com uma administração não efciente do tempo, o ideal é planejar!

O planejamento -do tempo, espaço, prazos e equipe- irá garantir que a logística dos setores esteja bem definida, evitando retrabalhos e cainhando em direçao à agilidade. 

2-Práticas sustentáveis:

 compromisso com a sustentabilidade não seja a maior prioridade da sua empresa agora neste início de jornada. Porém, empresas que não pensam de forma alinhada às boas práticas sustentáveis não possuem grandes chances de projeção no mercado.

Preze pelas boas práticas ecológicas, mesmo que de forma simples; realizar uma boa gestão de resíduos e  um planejamento correto dos insumos para evitar desperdícios, já é um bom começo!  

3- Personalizar a gestão de obras:

 Personalizar a administração do seus projetos é compreender de forma individual as especificidades de cada contexto e/ou de cada cliente.

Para construtoras que estão em início de carreira o mais adequado é que se procure uma plataforma de gestão que auxilie nesses e em outros pontos. Na plataforma de gestão do Obrasnet você pode inserir quantos usuários achar necessário nos seus projetos e personalizá-los de acordo com seus próprios critérios. como cargos, setores, funções e etc. 

4- Integrar o financeiro e o operacional:

Essa é uma lição que as construtoras que estão a mais tempo no mercado já sabem. É impossível fazer uma gestão inteligente sem integrar o financeiro e o operacional da suas obras. No começo, o ideal é que se faça um mapeamento bem definido dos processos para que essa integração ocorra da forma mais natural possível. Quer saber como o obrasnet automatiza essa tarefa para a sua empresa? Clique aqui

5- Mantenha-se atualizado:

Está a pouco tempo no ramo não significa que você não precise se atualizar. O mercado da construção é rápido e dnâmico, portanto atualizar-se sobre novos tipos de negócios, gestão, técnicas e administração é imprescindível.

Ao se inscrever -gratuitamente- na nossa lista vip você recebe semanalmente conteúdos personalizados sobre engenharia e construção civil. Além de ofertas especiais sobre a nossa plataforma!

 

Comente

Deixe seu comentário