Organização no canteiro de obras: 3 métodos infalíveis

A organização do canteiro de obras está diretamente relacionada à capacidade produtiva e eficiência desse ambiente. O controle de estoque, a movimentação de materiais, a localização de equipamentos e maquinários, assim como o transitar da própria equipe de trabalho, são fatores que alteram e influenciam as dinâmicas organizacionais do canteiro.

Neste artigo, você vai descobrir quais os 3 métodos mais utilizados para a otimização do layout do canteiro de obras e como isso pode impactar na qualidade do seus projetos.


Impacto na produtividade

Antes de seguirmos com as dicas, vamos explicar para você como a desorganização no contexto do canteiro de obras pode afetar a produtividade e o desempenho dos seus projetos

Um dos fatores essenciais para produtividade e qualidade dos projetos de Construção civil,  sem dúvidas, é o controle das atividades desenvolvidas. Mensurar a entrada e saída de insumos, a utilização de materiais e os indicadores de desempenho são mecanismos que refletem os níveis de controle e eficiência de gestão da obra. 

Em um cenário onde o canteiro de obras não possui uma dinâmica organizada de funcionamento, é impossível que o controle de cada setor produtivo seja efetuado, com isso a produtividade e a qualidade estarão consequentemente comprometidas. 

Perda de qualidade, atraso no desempenho dos projetos e falta de controle é tudo o que você não quer atrair para o seu canteiro; 

Confira a seguir  os métodos mais eficientes para  organização do layout do seu canteiro de obras

 

  1. Lean Manufacturing

O lean manufacturing é um sistema toyotista de produção. Fundado no Japão, esse método de realização de atividades e organização preza por objetividade e redução de desperdícios em 7 principais frentes:

  • Transportes no contexto do canteiro;
  • Movimentação e uso do espaço;
  • Estoque;
  • Processos e seu andamento;
  • Espera e tempo de cumprimento das atividades;
  • Processos inadequados;
  • Defeitos; 

Ideal para linhas produtivas mais enxutas, o lean manufacturing deve ser implementado para processos de grande escala ou que possuem taxa de desperdício de média para alta. 

2- Ciclo de Melhoria contínua (PDCA)

O ciclo de melhoria contínua, ou PDCA é um método utilizado para melhorar processos ciclicamente, ou seja, de sucessiva. A sigla vem do inglês e é uma abreviação dos termos; Plan, Do, Check e Act. Planejar, Fazer, Checar e Ajusta, em português. 

Essa metodologia visa otimizar os ciclos existentes nas dinâmicas produtivas (seja em um canteiro de obras ou não) de acordo com a identificação dos problemas, a solução destes e a verificação constante de cada ação. Em um contexto de canteiro de obras, você pode aplicar o PDCA primeiro criando um controle de qualidade em sua rotina. 

Mensure o desempenho, os parâmetros de qualidade e os indicadores globais e parciais da sua obra. Assim, você poderá realizar um planejamento e plano de execução específico para o seu canteiro.  

 

Metodologia 5s

A lógica de organização 5S parte de 5 principais conceitos estruturais de organização, são eles:

Utilização: fazer a gestão do "útil' descartando o que pode não ser usável ou ser entulho no contexto de um canteiro de obras;

Organização: separar corretamente os espaços e planejar a movimentação;

Limpeza: manter a limpeza do ambiente; 

Padronização: manter normas e padrões nos processos e atividades realizadas;

Disciplina: manter rotinas de qualidade e parâmetros de disciplina; 

Através destes 5 conceitos é possível melhorar a produtividade em seu canteiro de obras.

Mas você pode estar se perguntando: como começar a implantar uma dessas metodologias no meu canteiro de obras?

A primeira dica, sem dúvidas, é manter uma rotina controlada e otimizada das atividades desenvolvidas, você pode começar esta implementação utilizando um diário de obras completo e eficiente. Confira o modelo do Obrasnet para você clicando aqui.

Se o seu problema é com organização de recursos dinanceiros para organização do seu canteiro, você pode começar a implementação de algum dos métodos aplicando as as práticas da nossa planilha financeira. Esses conteúdos são inteiramente gratuitos e irão te guiar para uma gestão cada vez mais eficiente!

Curtiu nossas dicas? Se inscreva na nossa Lista Vip e receba conteúdos sobre gestão financeira e operacional de obras e projetos em primeira mão!

 

 

Comente

Deixe seu comentário