A organização do canteiro de obras está diretamente relacionada à capacidade produtiva e eficiência desse ambiente. O controle de estoque, a movimentação de materiais, a localização de equipamentos e maquinários, assim como o transitar da própria equipe de trabalho, são fatores que alteram e influenciam as dinâmicas organizacionais do canteiro.
Neste artigo, você vai descobrir quais os 3 métodos mais utilizados para a otimização do layout do canteiro de obras e como isso pode impactar na qualidade do seus projetos.
Impacto na produtividade
Antes de seguirmos com as dicas, vamos explicar para você como a desorganização no contexto do canteiro de obras pode afetar a produtividade e o desempenho dos seus projetos
Um dos fatores essenciais para produtividade e qualidade dos projetos de Construção civil, sem dúvidas, é o controle das atividades desenvolvidas. Mensurar a entrada e saída de insumos, a utilização de materiais e os indicadores de desempenho são mecanismos que refletem os níveis de controle e eficiência de gestão da obra.
Em um cenário onde o canteiro de obras não possui uma dinâmica organizada de funcionamento, é impossível que o controle de cada setor produtivo seja efetuado, com isso a produtividade e a qualidade estarão consequentemente comprometidas.
Perda de qualidade, atraso no desempenho dos projetos e falta de controle é tudo o que você não quer atrair para o seu canteiro;
Confira a seguir os métodos mais eficientes para organização do layout do seu canteiro de obras
O lean manufacturing é um sistema toyotista de produção. Fundado no Japão, esse método de realização de atividades e organização preza por objetividade e redução de desperdícios em 7 principais frentes:
Ideal para linhas produtivas mais enxutas, o lean manufacturing deve ser implementado para processos de grande escala ou que possuem taxa de desperdício de média para alta.
2- Ciclo de Melhoria contínua (PDCA)
O ciclo de melhoria contínua, ou PDCA é um método utilizado para melhorar processos ciclicamente, ou seja, de sucessiva. A sigla vem do inglês e é uma abreviação dos termos; Plan, Do, Check e Act. Planejar, Fazer, Checar e Ajusta, em português.
Essa metodologia visa otimizar os ciclos existentes nas dinâmicas produtivas (seja em um canteiro de obras ou não) de acordo com a identificação dos problemas, a solução destes e a verificação constante de cada ação. Em um contexto de canteiro de obras, você pode aplicar o PDCA primeiro criando um controle de qualidade em sua rotina.
Mensure o desempenho, os parâmetros de qualidade e os indicadores globais e parciais da sua obra. Assim, você poderá realizar um planejamento e plano de execução específico para o seu canteiro.
Metodologia 5s
A lógica de organização 5S parte de 5 principais conceitos estruturais de organização, são eles:
Utilização: fazer a gestão do "útil' descartando o que pode não ser usável ou ser entulho no contexto de um canteiro de obras;
Organização: separar corretamente os espaços e planejar a movimentação;
Limpeza: manter a limpeza do ambiente;
Padronização: manter normas e padrões nos processos e atividades realizadas;
Disciplina: manter rotinas de qualidade e parâmetros de disciplina;
Através destes 5 conceitos é possível melhorar a produtividade em seu canteiro de obras.
Mas você pode estar se perguntando: como começar a implantar uma dessas metodologias no meu canteiro de obras?
A primeira dica, sem dúvidas, é manter uma rotina controlada e otimizada das atividades desenvolvidas, você pode começar esta implementação utilizando um diário de obras completo e eficiente. Confira o modelo do Obrasnet para você clicando aqui.
Se o seu problema é com organização de recursos dinanceiros para organização do seu canteiro, você pode começar a implementação de algum dos métodos aplicando as as práticas da nossa planilha financeira. Esses conteúdos são inteiramente gratuitos e irão te guiar para uma gestão cada vez mais eficiente!
Curtiu nossas dicas? Se inscreva na nossa Lista Vip e receba conteúdos sobre gestão financeira e operacional de obras e projetos em primeira mão!
Comente
Deixe seu comentário