2019 foi um ano de mudanças para a construção civil!
A recuperação do período de estagnação - causado pela recessão econômica- e a retomada do crescimento na construção civil, marcaram o novo ciclo de mudanças para o setor neste ano. Além disso, a incorporação de tecnologias e a entrada de novas startups no ramo, também aqueceram o mercado.
Neste artigo, vamos apresentar as 4 principais previsões de tendências para o mercado de Construção Civil em 2020, e como isso pode impactar o seu negócio. Confira:
1- Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável é a pauta da vez. Na construção civil, assim como em diversos outros mercados, pensar a sustentabilidade e planejar estratégias de desenvolvimento mais ambientalmente amigáveis, é uma das principais tendências não apenas para 2020, como para o futuro como um todo.
Unir preservação ambiental e crescimento socioecônomico, deve ser o principal foco do setor no ano que vem. As empresas que desenvolverem estratégias de sustentabilidade que gerem valor -de capital e de qualidade ecológica- devem destacar-se.
Atualmente, as áreas de engenharia e construção civil vêm adotando a tecnologia e o aproveitamento de recursos como formas alternativas para elaboração e execução dos seus projetos. No cenário, uma das prrincipais tendências é o uso reciclado do concreto, uma vez que o material configura-se como um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2).
Investir em projetos que possuem boas práticas ecológicas, agrega responsabilidade social à empresa e possibilita dar novos passos em direção a um futuro sustentável e economicamente próspero.
2- Automação e robótica;
A tendência é que os processos de engenharia e construção civil se tornem ainda mais automatizados com a ajuda de softwares integradores, robótica e inteligência artificial. Confira quais as tecnologias que irão impacar o ramo em 2022:
3- Uso de energia renovável
Como consequência da preocupação ambiental e das tendências de sustentabilidade, o uso de fontes de energia renovável deve ter bastante atenção das empresas de construção civil em 2020.
Os empreendimentos que quiserem apostar nessa tendência, devem providenciar a estrutura adequada às instações e podem realizá-las de duas maneiras; promovendo a geração de energia durante a construção ou criando mecanismos de autoconsumo e sustentação própria dos projetos no que diz respeito à produção energética.
4- Realidade aumentada;
O uso da realidade aumentada, ou visualização de um item virtual em 3D, a partir de um objeto da realidade que tenha uma marca de referência, possibilita que a equipe de engenharia visualize, por exemplo, espaços ou estruturas de construção em tamanho real antes do início da obra. Esta tecnologia, apesar de não ser tão financeiramente acessível, deve ser um tendência nos próximos anos, popularizando-se e integrando o rol de tecnologias de projeção.
A construção civil tem se modernizado ao longo dos anos, e o que a sua empresa tem feito para acompanhar essa modernização?
Para acompanhar mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter!
Comente
Deixe seu comentário