4 Tendências em Construção Civil para 2020

2019 foi um ano de mudanças para a construção civil! 

A recuperação do período de estagnação - causado pela recessão econômica- e a retomada do crescimento na construção civil, marcaram o novo ciclo de mudanças para o setor neste ano. Além disso, a incorporação de  tecnologias e a entrada de novas startups no ramo, também aqueceram o mercado.

Neste artigo, vamos apresentar  as 4 principais previsões de tendências para o mercado de Construção Civil em 2020, e como isso pode impactar o seu negócio. Confira:

1- Sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável é a pauta da vez. Na construção civil, assim como em diversos outros mercados, pensar a sustentabilidade e planejar estratégias de desenvolvimento mais ambientalmente amigáveis, é uma das principais tendências não apenas para 2020, como para o futuro como um todo. 

Unir preservação ambiental e crescimento socioecônomico, deve ser o principal foco do setor no ano que vem. As empresas que desenvolverem estratégias de sustentabilidade que gerem valor -de capital e de qualidade ecológica- devem destacar-se.  

Atualmente, as áreas de engenharia e construção civil vêm adotando a tecnologia e o aproveitamento de recursos  como formas alternativas para elaboração e execução dos seus projetos. No cenário, uma das prrincipais tendências é o uso reciclado do concreto, uma vez que o material configura-se como um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2). 

Investir em projetos que possuem boas práticas ecológicas, agrega  responsabilidade social à empresa e possibilita dar novos passos em direção a um futuro sustentável e economicamente próspero. 

2- Automação e robótica; 

A tendência é que os processos de engenharia e construção civil se tornem ainda mais automatizados com a ajuda de softwares integradores, robótica e inteligência artificial.  Confira quais as tecnologias que irão impacar o ramo em 2022: 

  • Robótica para pré-fabricados: que os pré-fabricados dominam parte do mercado da construção civil, nós já sabemos. Mas essa forma de produção que já manufatura em ambientes controlados e diminui desperdícios, deve ficar ainda mais tecnológica em 2020. Isso porque ,com o aumento da demanda do mercado, as empresas de pré-fabricados devem usar cada vez mais sistemas de produção baseados no uso de robôs, fazendo com que a robótica seja cada vez mais comum nos canteiros de obra; 
  • Softwares de automação: Os softwares de automação já são uma febre no mercado, e seu uso deve se intensificar ainda mais  ano que vem. Utilizar uma plataforma de gestão e planejamento de obras e projetos, não apenas reduz custos e uso de inúmeros documentos em papel, como também flexibiliza processos e possibilita um maior controle operacional para você. Confira a proposta do Software de gestão do Obrasnet clicando aqui!
  • Compartilhamento de dados em tempo real: A colaboração em nuvem pode não ser mais novidade em alguns setores, mas é nítido que na construção civil a prática começou a se popularizar a pouco tempo. A tendência para 2020 é que o compartilhamento de dados seja, além de realizado em tempo real, integrado aos diversos envolvidos no projeto; equipe operacional, equipe do financeiro, usuários de gestão e etc. Esta funcionalidade também já está contemplada em nossa plataforma de gestão!

3- Uso de energia renovável

Como consequência da preocupação ambiental e das tendências de sustentabilidade, o uso de fontes de energia renovável deve ter bastante atenção das empresas de construção civil em 2020. 

Os empreendimentos que quiserem apostar nessa tendência, devem providenciar a estrutura adequada às instações e podem realizá-las de duas maneiras; promovendo a geração de energia durante a construção ou criando mecanismos de autoconsumo e sustentação própria dos projetos no que diz respeito à produção energética.

4- Realidade aumentada;

O uso da realidade aumentada, ou visualização de um item virtual em 3D, a partir de um objeto da realidade que tenha uma marca de referência,  possibilita que a equipe de engenharia visualize, por exemplo, espaços ou estruturas de construção em tamanho real antes do início da obra.  Esta tecnologia, apesar de não ser tão financeiramente acessível, deve ser um tendência nos próximos anos, popularizando-se e integrando o rol de tecnologias de projeção.

A construção civil tem se modernizado ao longo dos anos, e o que a sua empresa tem feito para acompanhar essa modernização?

Para acompanhar mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter!

Comente

Deixe seu comentário