Diário de obras digital: passo a passo

Nós já conversamos aqui sobre a importância da gestão e organização eficiente do canteiro de obras, e com certeza  você já sabe que isso não é uma tarefa tão simples para ser executada de forma orgânica, certo? 

Agregar a tecnologia à gestão de obras é ponto imprescindível para construtoras, empreiteiras e demais empresas da Construção Civil que visam crescer e manter-se firme no mercado. Pensando nisso, o Obrasnet trouxe um passo a passo de como montar o seu diário de obras digital de forma simples, prática e completa, com a melhor ferramenta de gestão!

Mas antes te ensinarmos como melhorar o seu RDO, é importante que você saiba quais são os impactos desse documento na qualidade, desempenho e produtividade do seu projeto;

Vantagens de RDO bem elaborado:

  • Desempenho de tempo: Com um bom RDO o  cronograma de obra ficará mais organizado, e será mais simples cumprir as metas e prazos pré- estabelecidos para o projeto; 
  • Menor impacto de danos:  Com um registro efetivo dos imprevistos ou atrasos por condições operacionais e/ou climáticas, você pode realizar uma tomada de decisão mais acertiva e mensurar todos os possíveis danos; 
  • Avaliação:  Avalie o desempenho e os indicadores globais e parciais do desenvolvimento do seu projeto; 
  • Prevenção: Através dos registros diários realizados, você poderá ter uma visão panarômica da sua obra e previnir possíveis inconformidades;

Diário de obras digital passo a passo:

Para elaborar o seu diário de obras digital na plataforma obrasnet, é necessário que você realize seu cadastro (ou longin, para usuários já cadastrados). Dispomos de diversos planos (que podem ser personalizados) para adequar o software às necessidades do cliente. Você pode começar com o nosso teste grátis clicando aqui.

Passo 1-  Informações iniciais:

Depois de realizar longin na plataforma, vá até o menu "Criar diário" para iniciar o seu diário de obras. Clicando no botão indicado, o primeiro passo a ser realizado é o preechimento das informações de data, efetivo e colaboradores.  Essas últimas opções, dizem respeito a sua equipe, você pode incluir responsáveis e criar usuários personalizados que ficarão registrados no seu banco de dados da plataforma. 

Passo 2-  Clima:

Preencha o campo de acordo com as condições climáticas do dia. E lembre-se, quanto mais precisa a descrição, melhor o resultado final da elaboração do seu RDO. 

Passo 3- Atividades:

O Obrasnet dispões de diversas opções de atividades de rotina de obras  (separadas nas categorias serviços e avulsas)  que você pode marcar como "iniciadas",  "em andamento" ou "encerradas", de acordo com o status de desempenho dessas operações no contexto do seu projeto.

Vale salientar, que cada opção ficará devidamente separada em local específico quando o seu diário for gerado, de modo a manter a organização do RDO e a visão do desenvolvimento das atividades.  Confira como funciona os campos citados, na imagem:

Passo 4- Ocorrências:

O campo de ocorrências deve ser preenchido com todas as informações referentes aos eventuais impedimentos de frentes de serviço,  como: acidente de trabalho, falta de recursos, falta de energia, atividade impraticável e etc. 

Passo 5- Finalização: 

Ao finalizar o seu RDO, você poderá anexar as imagens das atividades (se assim julgar necessário) e salvar todas as informções preenchidas.  Depois de completo, o seu RDO digital estará pronto para download e impressão!

Intuitivo, prático e de excelência, o seu diário de obras dentro dos mais altos padrões de qualidade do mercado! Além das dicas de hoje, preparamos uma planilha gratuita sobre o mesmo assunto para você, confira aqui.

Não deixe de assinar a nossa lista vip de conteúdos, e torne-se um expert em gestão de obras!

 

Comente

Deixe seu comentário