Indicadores financeiros: Como vai a saúde do seu empreendimento?
A gestão de projeto inclui o acompanhamento de diversos fatoes que lançam luz sobre a qualidade, sustentabilidade, desenvolvimento e saúde do negócio.
Aqui, nós já falamos sobre alguns indicadores técnicos para a avaliação de desempenho. Mas e o bolso? Como avaliar a saúde financeira da sua empresa?
Primeiramente, o que são indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são padrões de análise que possuem relação com diversos setores e frentes ligadas à s atividades econômicas. Essas métricas vão muito além de quanto a sua empresa fatura ou gasta. A verdade é que, se nos basearmos apenas no faturamento, podemos não diagnósticar corretamente as dores de todos os setores do da empresa, que possuem impacto direto no financeiro.
Isso ocorre porque existe uma diferença estratégica entre possuir uma visão financeira do seu empreendimento, e desenvolver uma óptica contábil. Que justamente onde os indicadores são atuantes!
Visão financeira X Visão contábil
Para compreender os indicadores financeiros do seu projeto, você deve aliar a visão financeira a um entendimento macro, ou seja, contábil.
Na prática, a visão financeira é aquela que compreende o capital e os seus movimentos rotativos na empresa; Fluxo de caixa, pagamento de contas, prestação de serviços e etc.
Já a visão contábil, é o complemento que procura perceber a relização das atividades econômicas da empresa, dentro de um regime de competência; metas de vendas estabelecidas, prazos, cronogramas e orçamentos.
Antes de nomearmos os 5 principais indicadores financeiros para medir a saúde do seu negócio, você precisa entender que existem algumas categorias, que se se relacionam com a origem e/ou natureza dos serviços prestados pela sua empresa. Confira as categorias;
- Indicadores estruturais; Possuem relação com a disposição do capital da empresa. Existem dívidas pendentes? Há acúmulo de juros? Quais as condições de pagamento?
- Indicadores operacionais: Os indicadores operacionais estão ligados aos coeficientes de eficiência; Qual volume de metas a sua empresa conseguiu cumprir? Com qual velocidade esse volume foi alcançado? Como anda o setor de vendas?
- Indicadores de liquidez: Os indicadores de liquidez baseiam-se em mensurar a capacidade de pagamento de uma empresa, perante a sua rentabilidade;
- Indicadores de rentabilidade: São métricas de análise de resultados. Compreenda quais investimentos foram feitos, seu retorno hábil e o sucesso das negociações geradas pela empresa;
Agora vamos aos indicadores!
- CAIXA: O controle do regime ou fluxo de caixa de uma empresa permite que o gestor avalie a qualidade de todas as entradas e saídas de recursos financeiros, afim de monitorar e otimizar a tomada de decisão a médio e longo prazo.
- MARGEM BRUTA: Apesar do título técnico, a margem bruta é facilmente calculda. Ela é definida pela subtração do faturamento da empresa, pelos custos variáveis. Esse indicador é imprescindível para avaliar se o seu faturamento é negativo ou positivo após o pagamento de encargos, fornecedores e colaboradores.
- RENTABILIDADE: Quanto você ganha após cada venda? Para realizar esse cálculo você precisa dividir o número de vendas absolutas pelo custo operacional dessa atividade;
- LUCRO: Lucratividade e rentabilidade não são a mesma coisa! A lucratividade é a métrica relacionada a sua eficiência operacional. Ela mostra o que efetivamente foi ganho, depois de reduzidos em absolutos os custos. Para manter o seu lucro alto, além de analisar bem todos os indicadores já citados, é necessário possuir uma meta de vendas e um bom planejamento de contas.
- PONTO EQUILÍBRIO: Esse, sem dúvidas, é o principal indicador para reponder a nossa pergunta: Como vai a saúde do seu empreendimento? O ponto de equilíbrio ajudará você a identificar se a sua meta é suficiente ou não, para gerar lucro. Ou seja, quanto você precisa para não ficar no vermelho! Para calculá-lo, basta que você analise a sua capacidade de produção em comparação a sua meta ideal de equilíbrio de contas. Se a sua capacidade operacional for inferior ao volume necessário para cumprir a sua meta, está na hora de rever o seu planejamento!
O que você achou da nossa lista de indicadores? Para começar a repensar a sua gestão financeira e planejar com mais eficácia a suas contas, indicamos a nossa planilha financeira. Ela é gratuita, faça o download clicando Aqui
Comente
Deixe seu comentário