Se planejamento orçamentário não é o seu forte, esse post é ideal para você! Aqui você vai conferir 3 passos imprescindíveis para o controle de custos da sua empresa;
Sem dúvidas a maior preocupação de um bom gestor deve ser a saúde financeira do seu projeto. Arcar com fluxo de caixa, pagamentos, reposição de estoque, investimentos e dívidas não é uma tarefa fácil. Mas, é um ponto essencial no planejamento estratégico da suas obras, e principalmente, no desenvolvimento das suas atividades.
Fazer um monitoramento eficaz de custos exige dedicação, tempo e transparência nas ações contábeis. Essas características fazem parte de uma série de boas práticas financeiras que garantem que você não "afogue" o seu capital ou comprometa a evolução do seu projeto.
Antes de conferir o passo a passo de como construir um controle de custos eficaz para a sua empresa, entenda quais as vantagens de fazê-lo;
Quais benefícios de possuir um bom controle orçamentário?
Existem muitas razões pelas quais você deve desenvolver um controle de custos eficaz para sua obra, empresa ou empreendimento no geral. Confira a seguir os 3 passos que não podem faltar nessa jornada!
Pode parecer clichê, mas desistência não combina com controle orçamentário. Se você já realizou um planejamento e acredita que ele não está respondendo às expectativas financeiras da sua empresa, o ideal é refazê-lo!
Segundo dados do SEBRAE, a principal causa mortis de empreendimentos no Brasil está ligada ao fato de que grande parte dos empreendedores não realiza um plano estratégico que contemple pontos como; mercado consumidor, tabela de preços de fornecedores, clientes, concorrentes e nível de capital investido. O que afeta diretamente a saúde orçamentária destes negócios levando-os a falência.
Então, se o seu planejamento inicial não está funcionando, o recomendável é que você tente uma nova estratégia mais abrangente e completa. Ah, e não negligencie solicitar a ajuda de profissionais especializados!
2. Tenha um bom controle de estoque;
Quando falamos em obras e em gestão orçamentária de projetos, é impossível não citar a importância de um controle rígido de estoque.
Um gerenciamento detalhado de estoque garante que fatores como entrada e saída de produtos, perdas de insumos ou materiais, e problemas com fornecedores estejam sempre sobre o seu controle, evitando possíveis imprevistos financeiros.
é fundamental, especialmente em construção civil, atentar-se aos seguintes documentos de controle de estoque:
3. + Atualizações, - desperdícios;
Um dos principais fatores que comprometem o bom controle de custos orçamentários, é sem dúvidas a falta de atualização de documentos, prazos e prioridades. Um projeto desatualizado ou sem escopo bem definido de metas gera desperdícios de ordem física como a falta de manutenção em estoque, maquinário ou EPI's, de ordem administrativa; atrasos de execução, pagamento de dívidas e repasses aos fornecedores, e por último, mas não menos importante, de ordem financeira; perda de capital, baixa rentabilidade, desgaste do fluxo de caixa e etc.
Se imaginarmos, por exemplo, que em projetos médios residenciais do nicho fotovoltaico, o capital de custo gira em torno 20.000,00 R$, e em média na Construção Civil o custo de edificações varia de acordo com metros quadrados, entendemos na prática o tamanho do impacto financeiro de erros administrativos na gestão de obras, e a importância de evitar desperdícios e prezar pelos parâmetros de eficiência.
Dica bônus: A tecnologia é sua aliada!
Você nã precisa mais se perder em inúmeras planilhas ou documentos em papel para gerir o controle de custos da sua empresa. Lembre-se, otimizar esses processos utilizando-se de tecnologia é diretamente proporcional aos parâmetros de qualidade que regem os grandes projetos!
O software de inteligência e gestão do Obrasnet pode ser um grande aliado no seu planejamento orçamentário e controle de gastos.
Ficou curioso? Conheça a nossa plataforma e fique por dentro dos benefícios e funcionalidades que o Obrasnet oferece para o seu projeto!
Comente
Deixe seu comentário