Tudo o que você precisa saber sobre avaliação de desempenho em obras!

Acompanhar as métricas de desempenho em obras é um dos principais desafios na construção civil. Pensando nisso, o Obrasnet desenvolveu um check-list especial com 5 KPI's indispensáveis para construtoras e gestores. Confira; 

Afinal, o que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é o parâmetro responsável por mensurar a capacidade de eficiência de cada setor envolvido no processo da construção civil.

A inspeção dos KPI's (Key Performance Indicator), ou seja, dos indicadores chaves de planejamento e gestão, são essenciais para calcular o percentual de trabalho executado, reparar possíveis erros e garantir que os níveis de qualidade e segurança na sua obra estejam sempre altos.

Como realizar a avaliação de desempenho?

Se você ainda não sabe como estabelecer os indicadores de desempenho para elaborar a sua avaliação de obra, ou encontra dificuldades na hora de estabelecer seus critérios de avaliação, preparamos um check-list com 5 KPI's essenciais no controle de qualidade. Confira a seguir!

  1. Levantamento de gastos;

O controle do fluxo de caixa é um dos pontos indispensáveis na gestão de obras e está diretamente ligado com o levantamento de gastos. É imprescindível que o gestor tenha em mãos todos os dados relacionados a despesas internas e externas, pagamentos de contas, gastos primários (matéria prima e mão de obra), gestão e logística (planilha de fornecedores e retrabalhos), assim como gastos com não-conformidades ou imprevistos. 

A elaboração desse levantamento garantirá uma organização responsável da obra, e contribui para uma projeção mais precisa em atividades financeiras de longo prazo. 

 

  1. Taxa de desperdícios; 

Desperdícios são mais comuns do que imaginamos!

 Especialmente se houver algum erro metodológico na etapa de planejamento. Nesse sentido, a taxa de desperdícios se caracteriza como um parâmetro valioso para avaliação de desempenho. Ela diz respeito a quantidade de insumos não utilizados no andamento da obra, e por via de regra, pode representar possíveis equívocos na elaboração orçamentária do seu projeto.

O controle da taxa de desperdícios é um dos pilares das boas práticas contábeis e é crucial para a elaboração do seu relatório final de obras!

 

  1. Acidentes de trabalho e afastamentos; 

As condições de segurança do trabalho na construção civil são imprescindíveis para identificação e correção de inconformidades estruturais nos equipamentos ou ainda na organização e funcionamento da equipe. Na prática, elas influenciam no andamento dos projetos, na qualidade de vida dos trabalhadores e no produto final da sua obra.

O monitoramento de eventuais acidentes e afastamentos, garante um maior controle no sistema de segurança, melhora a logística e impacta diretamente no plano orçamentário do seu projeto.  

  1. Satisfação de colaboradores e clientes; 

A satisfação de colaboradores e clientes em uma obra é o que garante o sucesso do empreendimento e a provação da gestão.

Mas é claro que mensurar a “felicidade” dos seus colaboradores não é algo simples e nem se trata de um indicador puramente técnico como os demais KPI’s que discutimos anteriormente. Pensando nisso, elencamos algumas questões para você pensar na hora de identificar o nível de satisfação nas suas obras;   

  • Leve em conta se os prazos foram cumpridos dentro das metas de tempo estabelecidas no projeto; 
  • Houve diálogo entre a gestão e os trabalhadores envolvidos na obra?
  • Mensure o tempo de resposta e de resolução dos problemas ocorridos;
  • Todas as metas técnicas foram cumpridas? Se não, quais foram os desafios para cumpri-las?

 Uma das principais vantagens de incluir o nível de satisfação no seu check-list de avaliação de desempenho, é a promoção de feedbacks mais realistas e a realização de uma “pesquisa de mercado” com o seu próprio público.

  1. Conformidade com a legislação e as normas regulamentadoras; 

Estar em conformidade com a legislação e as normas regulamentadoras é pré-requisito para o desenvolvimento de qualquer obra!

 Para além de um indicador de desempenho positivo, conhecer os marcos legais estipulados para a construção civil -no contexto em que a obra estiver inserida- evita atrasos burocráticos, impedimento de atividades, multas por condutas não adequadas e até fechamento de obras!

 Aqui, você conferiu os principais KPI's para elaborar a avaliação de desempenho de obras. Listamos pontos organizacionais para construtoras, gestores e empresas que desejam acompanhar de perto o desenvolvimento dos processos em construção civil. Encontrou dificuldades? Você não precisa fazer isso tudo sozinho!

A Obrasnet possui um software de inteligência em gestão e planejamentos ideal para você;

 Confira nossos planos ou entre em contato conosco! 

Comente

Deixe seu comentário