Desafios de gerenciar uma empresa de Construção Civil

              Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil e quando se trata de construção civil, os desafios são crescentes, decorrentes da busca de atender as demandas de mercado. Nesses desafios estão as buscas para atender agendas apertadas e lidar com orçamentos enxutos, além de uma alta busca pela melhoria constante na produtividade. É necessária uma atenção constante para poder cuidar de uma gama de pontos, como contas a pagar, a receber, propostas comerciais, recursos humanos e diversos outros que fazem a empresa funcionar. Assim, o gestor precisa, além de cuidar de diversos pontos, garantir a fluidez da empresa e de suas obras.

              A construção civil possui diversas particularidades, dentre elas, trabalhar com a alta expectativa dos clientes quanto à qualidade e ao cumprimento dos prazos. Mais que isso, trabalha-se com a segurança, de trabalho e da obra. Por se tratarem de espaços habitáveis, necessitam atender as normas e exigências de segurança, para evitar riscos.

              Lidar com esses desafios, ainda que complicado, é fundamental para o êxito de sua empresa e exige, ainda, uma boa organização. No mundo pós Revolução Industrial, dois séculos depois, as empresas observam a necessidade da implementação de novas tecnologias e metodologias de trabalho para aumento da produtividade e inovação. Observa-se que cerca de 80% das atividades de uma empresa de construção civil está localizada no canteiro de obras, contudo, é no escritório que se tomam as decisões e nos quais ocorrem as atividades de gestão.

            Assim, uma boa solução para ajudar nessa missão de gerir a empresa é a utilização de Business Inteligence (BI), softwares que resumem em um só lugar os diversos pontos cruciais para uma empresa de engenharia civil. O termo foi criado na década de 80, pelo Gartner Group, um instituto de pesquisa e análise do setor de tecnologia da informação e hoje não é mais novidade. Segundo pesquisa desse mesmo grupo, espera-se que a receita global do mercado desse tipo de software chegue a US$ 22,8 bilhões em 2020.


              Como já falamos, o BI é uma tendência crescente em grandes empresas que possibilita, ao gestor, ter em mãos informações úteis e atualizadas sobre sua empresa, permitindo uma tomada de decisões assertiva e atualizada. Facilitando, então, a detecção de falhas e identificando a possibilidade de melhorias para aumento de produtividade. O BI permite conhecer a fundo a sua empresa, para enfim, possibilitar o crescimento. É através da medição que é, então, possível identificar e analisar o desempenho dos processos, afinal, como disse William Edwards Deming, “o que não é medido não é gerenciado”.

            O Obrasnet é um software que trabalha para você através da simplificação desses processos. Com ele, você terá acesso ao Painel BI que te permite analisar a sua empresa em tempo real. O Obrasnet é a possibilidade de possuir indicadores financeiros e de obra na palma da sua mão.

Comente

Deixe seu comentário