Quais as vantagens de construir com Drywall?

É fato que, quando se pensa em construção e em parede, a alvenaria é a primeira opção. Contudo, presente em grande parte dos novos empreendimentos imobiliários, as paredes em drywall vem se tornando uma vantajosa opção. Possibilitando uma execução simples e muito mais limpa, as paredes compostas por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas já é bastante utilizada no exterior e chegou ao Brasil em aproximadamente 20 anos, mudando o conceito de paredes os processos na construção civil

Além do conforto térmico e acústico superior ao de uma construção de tijolos ou blocos a construção em drywall permite economia e diversas outras vantagens. Apesar de serem menos resistentes a impactos do que a alvenaria, não se deixe enganar com o barulho oco produzido quando bate na superfície, apesar de parecerem frágeis, essas chapas são resistentes e atendem a quesitos de desempenho em relação a peso, impacto, resistência a fogo e a isolamento acústico estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Devido as suas características, entretanto, existe a necessidade de cautela na instalação de prateleiras, quadros, portas e etc, onde se faz necessário a utilização de acessórios apropriados e a instalação por profissional capacitado.

Existem no mercado três tipos diferentes de drywall e esses são diferenciados por cores (verde, rosa e branca), cada uma para um tipo de ambiente específico. Os de coloração verde recebem a adição de silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, o que permite a aplicação em áreas molhadas como cozinha, lavanderia e banheiro; os de cor rosa, são mais resistentes ao fogo, contando com a presença de fibra de vidro em sua formulação, sendo indicados para bancada do cooktop e ao redor de lareiras; Já os de coloração branca se tratam do drywall básico, empregado em forros e paredes de ambientes secos.

Em relação aos acabamentos, são os mesmos utilizados nas paredes tradicionais: pintura, textura, papel de parede dentre outros. A única diferença presente é que a superfície já vem pronta para recebê-los, assim como necessária a aplicação de argamassa específica para drywall.

Comente

Deixe seu comentário